sexta-feira, 9 de setembro de 2011

HÁ DUAS MANEIRAS DE LER A BÍBLIA

                         A MANEIRA CERTA E A ERRADA 
                                                  ( existe isso ? )



Quando resolvi escrever esse texto, não fiz com a intenção
de entrar em um debate teológico sobre hermenêutica, ou
coisas semelhantes, também não foi para falar, que devemos
orar antes de ler a bíblia ou estarmos em um lugar reservado 
para fazê-lo, pois isso é normal na vida cristã e nem tão pouco 
para julgar e condenar ninguém...

Mas lendo comentários de vários irmãos da Universal e de outras
denominações também, textos de teólogos e muitos deles fazem de
sua teologia um pretexto para atacar outras igrejas, ao invés de usar
esse conhecimento para expandir o Reino de Deus

Minha intenção, é de comentar algo que me acompanha e até me
incomoda desde que entrei na Universal

Uma das GRANDES lições que aprendi na igreja, assim que coloquei
os pés nela foi :

“Quando você ouvir um sermão, uma palavra, um ensinamento do pastor não pense...ESSA PALAVRA É BOA PARA O FULANO ou SICRANO TINHA QUE ESTAR AQUI PARA OUVIR ISSO...pois se ele 
( o fulano, ou sicrano ) não estão na igreja, então essa pregação não foi pra eles, mas sim para quem a ouviu”

E nesse tempo todo que tenho de Universal, tenho guardado e observado isso
Não que NUNCA tenha sido tentado, ou sentido vontade de fazê-lo, mas lembro de quão insignificante e falho sou e lembrando desse ensinamento que recebi, coloco-me no meu lugar...

Então, o que seria a maneira CERTA e ERRADA de ler a BÍBLIA ???

Vejamos o que disse Jesus :

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”
-Mateus 7:1-5-

O Senhor Jesus disse isso, logo após dar vários ensinamentos sobre vida e conduta cristã, que começaram com o SERMÃO da MONTANHA
Será que Ele havia percebido que alguns do que ouviram seus ensinamentos, ao invés de “vestirem a carapuça", estavam querendo “vestir a carapuça" em outros ?”

Vejamos o que disse Paulo sobre o mesmo assunto : 

Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar...Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.”
-Romanos 14:4&10-

Bem esclarecedor, não acham ?
No meu ponto de vista, sem lero-lero, sem demagogia e nem heresia
Acredito que Jesus e Paulo ao dizerem isso, estavam querendo nos fazer entender que...ao invés de ler, ou ouvir a PALAVRA e interpretá-la como se fossem para alguém, devemos
interpretá-la, ou vestir a carapuça para nós mesmos
Vou citar só mais um exemplo, do que ouço e leio muito por aí

A Bíblia diz :

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
-Mateus 7:21-23-

Alguns leem de maneira errada, pois pensam assim...
”HUMMM, isso é para Bispo Macedo, isso é para igreja Universal...”

Mas a maneira certa da pessoa interpretar esse texto é assim...
”HUMMM, tenho que vigiar e me policiar, para que isso não aconteça comigo...”

E para confirmar que a interpretação tem que ser individual, ou seja voltada para nós mesmos é, só lermos Mateus 7:24-27-

Jesus disse : 

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”


Jesus abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário